top of page

Participantes do Projeto vencem concurso da Rede Minas


Neste 21 de junho, Dia de luta por uma educação não-sexista e sem discriminação, a Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (SEDPAC), anuncia os 10 vídeos vencedores do concurso pedagógico de vídeos “Desconstruindo práticas machistas no cotidiano da escola”. São produções de estudantes de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas estaduais de diversas regiões do Estado que se destacam pela criatividade e sensibilidade para com o tema



O objetivo do concurso foi debater o machismo e a importância da desconstrução dessa prática dentro das escolas. Cada escola estadual pôde enviar dois vídeos, um sobre cada eixo: “Empoderamento de Jovens Meninas”, que trata do reconhecimento das mulheres na sociedade, do seu valor, de suas conquistas e de suas lutas por direitos; e “Meninos Pelo Fim da Violência”, que pretende mostrar os jovens adolescentes como não como protagonistas dos atos violentos, e sim da luta pelo fim deles.


Os vídeos foram totalmente produzidos pelos estudantes, do roteiro à edição, e realizados com celulares, câmeras digitais ou outros equipamentos de filmagem. As inscrições ocorreram entre 08/03 a 18/05 e a seleção foi feita pela equipe de Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Estado de Educação e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, da SEDPAC.


Agora, os 10 vídeos selecionados serão exibidos na Página da Secretaria de Estado de Educação no Facebook e, até o dia 1º/07, os internautas poderão votar na melhor produção – a produção que tiver maior número de “likes” será a vencedora. Todos os vídeos vencedores serão veiculados também na programação da Rede Minas a partir de novembro, após a vedação do período eleitoral, e os estudantes produtores ganharão uma visita ao Plug Minas, em Belo Horizonte, para conhecerem mais sobre o espaço onde o foco é o protagonismo juvenil.


Segundo a Coordenadora de Direitos Humanos e Cidadania da SEE, Kessiane Goulart, o concurso fomentou o debate em torno das desigualdades e violências de gênero e contou com a adesão de várias escolas. ”Muitas atividades tiveram início já em março deste ano. Os vídeos produzidos apresentaram uma enorme riqueza de questões debatidas, de profundidade nas abordagens, de criatividade e habilidades técnicas e artísticas, o que tornou muito difícil a seleção para premiação.”, pontou ela. “Esperamos que esta seja apenas a primeira edição desta experiência que revelou tantas conquistas para a educação e para o combate às desigualdades. Certamente, ela só foi possível com a participação das e dos estudantes, e das servidoras e servidores do Estado de Minas Gerais. Deixamos aqui o nosso reconhecimento a todas as pessoas envolvidas.”


Confira os vencedores em ordem alfabética:

EE Carlos Lúcio de Assis, de Betim (SRE Metropolitana B) – “Um novo olhar sobre o machismo” EE Carlos Ribeiro da Silva, de São Gonçalo do Pará (SRE Divinópolis) – “Sou mais eu” EE Carmelita Carvalho Garcia, de Perdões (SRE Campo Belo) –“Rótulos” EE de Ensino Médio Cabanas, de Mariana (SRE de Ouro Preto) – “Deixa ela jogar” EE Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí (SRE Pouso Alegre) – “Você pode ser o que você quiser” EE João XXIII, de Itajubá (SRE Itajubá) – “Mexeu com uma, mexeu com todas” EE João Fernandino Júnior, de Sete Lagoas (SRE Sete Lagoas) – “Empoderamento de jovens meninas na escola” EE Marquês de Sapucaí, de Delfim Moreira (SRE Itajubá) – “Voz silenciada” EE Pedro II, de Belo Horizonte (SRE Metropolitana A) – “ Ela tem viva voz” EE Pedro Aleixo, de Belo Horizonte (SRE Metropolitana A) – “Espinho na carne” Os vídeos estarão visíveis para votação no link: https://www.facebook.com/events/238580303584250/


FONTE: Rede Minas


  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page