top of page

Novas experiências: projeto visita casa de repouso do bispo e escritor marianense, Dom Viçoso.

Integrantes do Projeto de Extensão Nos Bastidores da Notícia realizaram uma caminhada no sábado, 3 de outubro, com o propósito de treinar a observação crítica sobre os locais em que se locomovem. Outro objetivo do passeio, que saiu da escola Estadual de Cabanas em direção a antiga casa de repouso do bispo Dom Viçoso (1787-1875) , no alto da Cartuxa, foi integrar os jovens participantes, trocar experiências e descontrair.


Integrantes do projeto, professores e assistentes sociais durante a caminhada no bairro Cartuxa.



A quantidade de lixo depositada nas ruelas, o esgoto à céu aberto e moradias construídas em encostas, sujeitas a desabamento, estão entre os detalhes que mais chamaram atenção do grupo. À medida em que a cidade ia ficando para trás, novas críticas apareciam. O lixo, em vez de estocados nas ruas mal traçadas, estão nas encostas: restos de material de construção, eletrodomésticos quebrados e até carcaça de animais abatidos, em estado de putrefação, provocaram a indignação dos estudantes.


Ao chegarem na chamada Casa de repouso de Dom Viçoso, a paisagem mudou um pouco, mas ainda mostrou sinais de descaso dos visitantes e colocou indagações sobre as responsabilidades pelo sítio histórico. Além da infestação de carrapatos, também há lixo sob as frondosas mangueiras As janelas da casa estão lacradas, mas as portas gradeadas deixam ver restos de piquenique no local onde o Servo de Deus retirava-se para meditar.


Vista do caminho de entrada da casa de repouso


Os estudantes, que não deixaram de se divertir, jogar peteca, contar histórias e causas sobre o local, decidiram dedicar uma edição especial do Blog que será lançado no mês que vem, ao assunto. O primeiro produto resultante da caminhada será mostrado na Escola Estadual do Bairro Cabanas, durante a realização da Rua do Lazer, que será na sexta-feira, 9 de outubro, a partir das 14horas.


O Projeto de Extensão Nos Bastidores da Notícia: Mídia e Democracia é vinculado ao Curso de Jornalismo da UFOP. Atualmente realiza oficinas voltadas à comunicação comunitária e ao direito à comunicação para 15 alunos da Escola Estadual de Cabanas e sete jovens moradores do Bairro São Pedro. As atividades ocorrem em parceria com os Centros de Referência e Assistência Social Volante Bairros e Cabanas e com a Escola estadual de Cabanas.



  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page