top of page

Conclusão da quadra traz possibilidade de reencontros para a Associação de Moradores do São Pedro


Prevista para o fim de julho, a finalização da obra que trouxe ao São Pedro quadra esportiva coberta, moradores do bairro vêm oportunidade para que as reuniões da Associação de Moradores voltem a acontecer. Há cerca de um ano e meio sem presidente, os encontros não são realizado, segundo membros, por falta de um local fixo. De acordo com o Secretário da Associação, Everton da Cunha, 29, o impedimento principal é a inexistência de uma sede. “Nem é pela questão burocrática, porque a documentação está toda certa, é mais pelo lugar mesmo”, ele relata. “Com a quadra pronta dá pra fazer uma agenda de reunião”.

Ele não é o único que vê na quadra uma possível sede para a associação. Maria de Paula, 49, que durante algum tempo coordenou a frequência das reuniões, tem esperança de que com a finalização da obra seja viável retornar à agenda de encontros da associação. “Eu acredito que a quadra vai ser muito boa porque vai trazer as pessoas e vamos ter um lugar para se reunir e retomar as atividades da Associação”. Mas Paula aponta ainda que alguns moradores do bairro têm estado desunidos. “Aqui tem gente desunida, sim. Não é todo mundo, mas tem bastante gente, e isso dificulta as reuniões, as pessoas não pensam que é importante”.

Segundo Everton, contudo, a população tem muito interesse na associação por conhecer os benefícios que ela pode trazer. “É através dela que se resolvem muitas questões. A gente conseguiu a cobertura da quadra, arrumar os passeios quebrados, iluminação pública”, ele conta. “Através da associação, por exemplo, a gente conseguiu lixeira para a Rua Professor Lauro de Moraes, asfaltou... Então melhorou bastante”.

Mas ainda há metas a serem conquistadas. Russo, 52, morador do São Pedro, relata que a associação tem planos de instalar uma academia a céu aberto em uma das praças do bairro. Além disso, afirma que a rede de esgoto é precária e antiga. “Aqui as pessoas ainda usam muito a rede de esgoto jogando na rede fluvial, e tem época que dá um mau cheiro que ninguém aguenta”, ele descreve. E conta que é através da associação que os moradores fazem pedidos junto à câmara de vereadores. “Cobrando e pedindo, a gente consegue”.

Everton e Paula reforçam a necessidade de uma reeleição e reformulação do corpo de direção da associação. Segundo Everton, o antigo presidente mudou-se de cidade sem renunciar. “Vai ter que refazer tudo, porque quando o presidente foi para outra cidade ele não renunciou, até porque ele falou que ia voltar. Mas já está acabando o ano”, lembra. “Vamos ter que reeleger”. Para Paula, se a comunidade se tornar mais unida a associação pode se tornar uma ferramenta poderosa. “Se a Associação voltar será bom para todo mundo no bairro”, ela aposta.


  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page